top of page

PARA-RAIO

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

O Brasil é campeão mundial em incidência de raios, um levantamento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que são registrados cerca de 77,8 milhões de descargas elétricas por ano. Até março de 2021 foram registrados mais de 60 mil raios somente no Ceará.

Os danos causados pelas descargas atmosféricas são vários, dentre eles, temos os danos estruturais, perdas de eletrodomésticos, motores e equipamentos industriais elétricos, transformadores, explosões e incêndios, por exemplo. A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que um para um milhão. Entretanto, não é a incidência direta do raio a maior causadora de mortes e ferimentos.

Geralmente, isso acontece por efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios, como incêndios, queda de linhas de energia, explosões,  o que pode causar danos severos ou até a morte de uma pessoa.

Uma das soluções para proteger sua residência, comércio ou indústria desse fenômeno é a implantação de um Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA). Que tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

A norma de proteção contra descargas atmosféricas vigente no Brasil é a NBR-5419, cuja última revisão é de 2015. Nela existem informações sobre projeto, instalação, inspeção e manutenção.

A Ultratec possui equipe técnica qualificada para todos os serviços referente ao SPDA. Realizamos instalações, elaboramos projetos, emitimos laudos e prestamos consultorias.

 

bottom of page